No dia 17 de maio é comemorado o Dia Mundial da Reciclagem, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (UNESCO), com o objetivo de estimular a reflexão a respeito da destinação correta dos materiais consumidos pela humanidade.
O processo de reciclagem é uma das alternativas para correta destinação dos resíduos, proporcionando a mitigação de diversos possíveis danos ao meio ambiente e consequentemente à saúde humana.
Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a reciclagem é um processo de transformação no estado físico, físico-químico, ou biológico de modo a atribuir características aos resíduos que possibilitem o material a tornar-se novamente matéria-prima ou um novo produto num conjunto de técnicas que vai da separação até a transformação final.
O Dia Mundial da Reciclagem representa um alerta não somente para a destinação correta dos resíduos, mas também repensar o consumo, observar as empresas que estão realmente engajadas com as causas ambientais, diminuição dos rejeitos, diminuição na extração de matéria-prima e claro, o trabalho socioambiental desenvolvido através das cooperativas e catadores.