A Autarquia de Saúde de Itapecerica da Serra, através do Centro de Controle de Zoonoses, concluiu nesta quinta-feira, 26 de janeiro, mais uma etapa da Campanha de Castração e Microchipagem de animais. Para essa ação, entre os que estavam previamente cadastrados pelos tutores, mais 150 animais foram contemplados.
A ação aconteceu na Escola Municipal Anacá, situada à Avenida Soldado PM Gilberto Augustinho, 1064 – Valo Velho. Mais ações serão realizadas até totalizar 1800 atendimentos pela campanha.
O prefeito, Dr. Francisco Nakano, esteve no local, conferiu mais este trabalho e conversou com os donos dos animais. “Estamos realizando este evento graças a uma emenda parlamentar, por intermédio da vereadora Irmã Rose. O controle da natalidade dos animais evita diversos problemas, e também faz parte do serviço da saúde pública, é muito importante para a saúde do animal, fazer este controle da procriação, assim evitamos também o abandono”, explicou o prefeito.
A castração traz inúmeros benefícios para a saúde do pet. Ela não só previne a gravidez, mas protege o animal de diversas doenças que podem levá-los a óbito. A castração nas fêmeas previne o câncer de mama e, nos machos, o câncer de próstata.
“É importante evitar o absenteísmo, que representa um prejuízo no planejamento no bem-estar animal e no controle de doenças zoonóticas. O não comparecimento tem comprometido o cronograma preeestabelecido. Na primeira faltaram 55 e hoje 25 animais”, concluiu Wanessa Gerona, coordenadora de Saúde em Itapecerica da Serra.
Prestigiaram a ação a vereadora, Irmã Rose, o vereador Allan Dias e os assessores Zanoni Alves e Amanda Busnello.
Fique atento ao site oficial e redes sociais da Prefeitura, para conferir a abertura de novo cadastro para as campanhas de castração de animais.