A Prefeitura de Itapecerica da Serra, através da Autarquia de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira, 9 de fevereiro, a 2ª etapa da Oficina de Territorialização com os profissionais das UBSs e USFs.
As oficinas têm como objetivo, rever as áreas de abrangência das Unidades e identificar áreas de vulnerabilidade para a realização de um melhor atendimento, propiciando o planejamento e a avaliação dos serviços.
A reunião que foi conduzida pela coordenadora da Educação Permanente, Dra. Flávia Barros, teve início com falas de Alessandra Cruz coordenadora da Rede de Atenção Básica no município. Na oportunidade os diretores junto às equipes, apresentaram vídeos e imagens sobre suas áreas de atuação e também contaram a história da unidade desde a fundação, por exemplo: a USF Parque Paraíso, que passa por reforma e atenderá em um novo formato, programa “Saúde na Hora”, na qual passará a funcionar das 7 às 19 horas, de segunda a sábado.
Atenção Básica:
Trata-se do setor conhecido como a “porta de entrada” dos usuários nos sistemas de saúde. Ou seja, é o atendimento inicial. Responsável por orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. A atenção básica funciona, portanto, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.