No último dia 7 de Junho, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, houve o lançamento da operação “São Paulo Sem Fogo”, para prevenir e combater incêndios florestais e queimadas em grandes áreas verdes próximas a regiões rurais e urbanas do estado.
Com a presença do secretário Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itapecerica da Serra, Adriano Lameda, acompanhado dos agentes: Carla, Nunes e Thyago, durante o evento o governador Tarcísio de Freitas reforçou o investimento do estado em mais de R$ 97 milhões na aquisição de equipamentos anti-incêndio, veículos, limpeza de áreas marginais de rodovias e ampliação do uso de tecnologia de boletins meteorológicos e monitoramento via satélite.
“Nós temos que evitar os incêndios, temos que evitar o cigarro em rodovias, a queimada irregular, o fogo no lixo, evitar os balões, porque são fontes causadoras de incêndio e o período de estiagem demanda de nós esse cuidado permanente”, afirmou o governador.
Para o secretário municipal ações como esta fortalecem o trabalho da Defesa Civil, ressaltando o trabalho em conjunto entre o estado e o município de Itapecerica da Serra: “A Casa Militar, na pessoa do Coordenador Estadual de Defesa Civil coronel Henguel Ricardo Pereira sempre recebe muito bem Itapecerica da Serra, é uma parceria que já rendeu e irá render muito mais para nossa Cidade”, afirmou Lameda.
A solenidade também contou com a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, do secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Henguel Ricardo Pereira, dos secretários de Estado Natália Resende (Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística), Guilherme Derrite (Segurança Pública), Lais Vita (Comunicação), do deputado estadual Gilmaci Santos, presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo entre outros parlamentares e autoridades estaduais, municipais e representantes da sociedade civil.
“É importante que a população não queime lixo ou jogue “bitucas” de cigarro em vias públicas ou terrenos. Quem solta balões também comete crime ambiental”, afirmou o prefeito Dr. Francisco Nakano.
A operação é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e de Segurança Pública com a Defesa Civil do Estado. Além disso, conta também com ações e investimentos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fundação Florestal (FF) e Secretaria de Agricultura e Abastecimento.