A Autarquia Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra apresentou nos últimos meses uma série de melhorias em diferentes setores. O avanço é calculado com as reformas e reinaugurações de Unidades de Saúde, reforçando a atenção primária com dois equipamentos que passaram a funcionar em novo formato através do programa “Saúde na Hora”; além da entrega de novas ambulâncias e contratação de médicos.
A mais recente conquista foi a Unidade de Saúde da Família do Parque Paraiso (USF Benício Domingos dos Santos), reinaugurada no dia 31 de março, com novas instalações e horário estendido.
O equipamento público recebeu uma grande reforma e ampliação com apoio da emenda impositiva dos vereadores Cícero Melo e Gilberto ‘Giba’, para passar a integrar o programa ‘Saúde na Hora’, com atendimento das 7h às 19h, inclusive aos sábados. Esta é a segunda unidade do município a funcionar em horário ampliado, após a USF Valo Velho ser incluída no programa graças à emenda dos vereadores Cepacol (presidente), Allan Dias, Kinho Brito, Val Santos e Tonho Paraíba.
O prefeito Dr. Francisco Nakano destaca que esta é mais uma etapa do cumprimento de uma meta na área da Saúde, que é ampliar o atendimento para a população. Ele também falou sobre as dificuldades encontradas principalmente com o fechamento do Pronto-Socorro do HGIS (Hospital Geral de Itapecerica da Serra) para acesso direto em fevereiro de 2021. “Transformar a saúde de uma cidade é um grande desafio, mas ao lado de uma equipe multiprofissional e empenhada, torna-se possível. Já conseguimos apresentar bons resultados, temos muito a fazer”, falou o prefeito Dr. Nakano.
Segundo a diretora da USF Parque Paraíso, Silvia Borges, após a implantação do programa, foram muitas as melhorias no atendimento, incluindo: vacinação; medicação; dispensação de insulina e insumos na farmácia; coleta de papanicolau; ampliação das agendas de enfermagem; pesagem do Bolsa Família e entrega de insumos de acamados.
“O processo de emissão de guias pra exames, agendamento de especialistas e da Regulação Municipal (setor que organiza a fila de espera) foram otimizados; tudo isso se completa com o prédio reformado e ampliado, móveis novos, reestruturação dos fluxos de serviço, sinalizações adequadas de salas e solo e novas ambulâncias”, conta a diretora.
O ganho também se reflete no aumento do número de atendimentos semanais, que pulou de 350 para uma média de 650, chegando ao pico de 800 atendimentos semanais na unidade do Parque Paraíso, após a implantação do “Saúde na Hora”.
O atendimento aos sábados já impactou na diminuição do tempo de espera de consulta médica, vacinação, curativos, administração de medicamentos parenterais, coleta de papanicolau e o atendimento da farmácia. Um bom exemplo é o caso do munícipe insulinodependente que agora pode comparecer no sábado para retirada de medicamentos, insumos e insulina, e não precisa ausentar-se do seu trabalho para pegar seus itens de tratamento.
“A repercussão está positiva, com boa aceitação e crescente adesão”, completou Silvia.
O diretor da USF Valo Velho, Thiago Diniz, concorda: “o maior benefício do programa é a ampliação do acesso, principalmente, para aquele público que trabalha e antes não conseguia acessar os serviços da unidade”.
Outro ponto importante é a ampliação do rastreamento do câncer de colo do útero por meio da coleta de Papanicolau, que passou a ser ofertada em todos os dias de funcionamento da unidade inclusive nos sábados, feriados e com horário estendido.
“Com relação ao corpo de funcionários, hoje mantemos nosso quadro de especialistas (pediatras, psiquiatra, ginecologista, psicóloga), ampliamos o atendimento do serviço social e conseguimos a contratação de quatro equipes completas da estratégia Saúde da Família com médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e agentes de saúde”, relata o diretor.
No Valo Velho também houve mudança na farmácia, que hoje conta com quatro técnicos, o que garante atendimento ininterrupto para os munícipes sem pausa, por exemplo, para almoço; também foi dobrado o quadro de pessoal para higiene e conservação, que passou de dois para quatro colaboradores.
Com tudo isso, a unidade de saúde ampliou em mais de 100% os atendimentos. “Passamos de 200 acolhimentos de segunda a sexta-feira para 480 acolhimentos de segunda a sábado, fora os procedimentos como aferição de pressão arterial, administração de medicamentos, curativos que hoje podem ser acessados de segunda a sábado, inclusive nos feriados”, diz ainda Thiago.
Segundo a Autarquia de Saúde, com a ampliação do horário foi possível alcançar um público que pouco utilizava o serviço e a demanda também ficou mais diluída. Nos sábados muitos munícipes tinham que se deslocar aos Prontos-socorros para administração de medicações, curativos, retirar medicamentos, retirada de pontos ou resolver problemas pontuais como picos hipertensivos. Hoje, nos sábados ou feriados, esses casos são atendidos na própria USF por médico, enfermeiro e equipe de enfermagem, contribuindo para diminuição da espera nos serviços de urgência e emergência do município.
“O feedback é bem positivo, durante as visitas domiciliares; nas associações do bairro; reunião do conselho gestor (composta por representantes dos munícipes no serviço de saúde), e nas próprias USFs, são muitos os elogios e pedidos para ampliar o programa, levando o programa para as outras unidades”, informou órgão.
A superintendente da Autarquia, Patrícia Nicastro, conta que outros dois equipamentos serão abertos em maio de 2023. “Iremos inaugurar o Centro Especializado na Saúde da Mulher e o Serviço Especializado em Reabilitação. Também estamos reformando a UBS Salvador de Leone e o mesmo ocorrerá com o Pronto-Socorro Central”, finalizou a superintendente.