Fonte: https://www.folhadopirajucara.com.br/
Em 13 de fevereiro de 1971, foi fundada a Cooperativa de Eletrificação Rural da Região de Itapecerica da Serra – CERIS, com sede no então Distrito de São Lourenço, atual município de São Lourenço da Serra, com o objetivo básico de promover, implantar e desenvolver a eletrificação rural e tendo como área de atuação os municípios de Itapecerica da Serra, Embu, Embu-Guaçu, Juquitiba e uma parte da área rural do município de São Paulo.
A primeira diretoria da CERIS, cujo mandato ainda iria até março de 1974, resolveu renunciar coletivamente (Conselhos Administrativo e Fiscal), em setembro de 1973, e convocar uma Assembléia Geral Extraordinária que apresentava, como um dos itens da ordem do dia, a discussão e votação da dissolução voluntária da CERIS, nos termos da legislação em vigor.
Nesta Assembléia Geral, que se realizou em 7 de outubro de 1973, foi lido um ofício da concessionária, onde a mesma aceitava assumir a operação das linhas elétricas e concluir a 1ª Fase, pela transferência do acervo correspondente para a propriedade daquela empresa. O plenário dessa Assembléia, após debate e análise, deliberou pela continuação da CERIS, fazendo eleger a segunda diretoria da CERIS.
A segunda diretoria da CERIS usou de todos os recursos para contornar a crise existente e reativar o crescimento da mesma. Assim, começou por realizar gestões, junto à presidência do BADESP – Banco do Desenvolvimento do Estado de São Paulo, que havia passado a ser o novo administrador do FEER – Fundo Estadual de Eletrificação Rural, conseguindo promover positivamente dois fundamentais eventos: (a) o reescolocamento da dívida da CERIS (financiamento original do 1º plano) e (b) a concessão de novo financiamento, para continuação das obras do 1º plano (parte dos ramais 4 e 5 e quase todo o ramal 3).
30 anos depois, em 2002 participa do programa de financiamento do Programa Luz da Terra promovida pelo Governo Estadual.
Em 2007 participa do financiamento do Programa Luz Para Todos do Governo Federal administrado pela ELETROBRAS vinculada ao MME (Ministério de Minas e Energia).
Finalmente em 29/04/2008 através da Resolução Autorizativa nº 1350, a ANEEL –Agencia Nacional de Energia Elétrica, promove o enquadramento da CERIS como Permissionária de Serviço Publico de Distribuição de Energia Elétrica, cujo contrato é assinado em 12 de junho de 2008 e publicado no Diário Oficial da União.
Os dados atuais da CERIS são os seguintes:
Hoje CERISé administrada pelo diretor-presidente Laurindo Pereira Pinto, eleito na Assembleia Geral Ordinária de 17/03/2018, para o quadriênio de 03/2018 à 03/2022, sendo o mesmo reeleito na Assembleia Geral Ordinária no dia 19/03/2022, para o quadriênio de 03/2022 á 03/2026.
Há 52 anos a Ceris vem prestantes e importantes serviços aos municípios de Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra, Juquitiba e parte São Paulo, não apenas com serviços de iluminação, mas também de manutenção, assegurando aos seus cooperados qualidade, segurança e dignidade.
Fonte: https://www.folhadopirajucara.com.br/