Em coletiva, José Alberto Tarifa e Pedro Soares falaram sobre o papel de cada secretaria, serviços prestados no atual governo e propostas para o futuro

O secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, e Assistência Social e Cidadania, Pedro Soares, participaram de uma coletiva de imprensa na última quarta-feira, 11/09. Ambos comentaram sobre as conquistas do governo Aprígio e propostas futuras.

Dentre as melhorias implementadas na área da Saúde, Tarifa mencionou os programas Remédio Em Casa, Consultório Móvel e Alô Doutor, além dos 115 novos médicos que começaram a trabalhar no município.

O secretário ainda falou sobre a aquisição do ônibus da mamografia, a construção da UBS Laguna e as ampliações das Unidades Básicas de Saúde, com 30 novos consultórios construídos.

Vale ressaltar também que Taboão da Serra teve os menores índices de mortalidade infantil de sua história nos últimos dois anos, graças aos investimentos realizados na Saúde básica e de alta complexidade.

“Todas essas conquistas são acompanhadas de um atendimento mais acolhedor. A cada seis meses, capacitamos os servidores para receber os pacientes de maneira gentil e evitar conflitos. Temos que entender o momento das pessoas, que muitas vezes chegam aos centros médicos com dor”, ressaltou Tarifa.

No próximo mandato, Aprígio planeja construir um hospital municipal com 156 leitos, aumentar o número de médicos no Pronto-Socorro Antena e incluir serviços de pronto atendimento em UBSs.

Já o secretário Pedro Soares, que assumiu a SAS em abril, falou sobre programas como o Família Acolhedora e a Guarda Subsidiada Provisória, que fazem toda a diferença na vida de quem mais precisa.

Ele lembrou que os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centros de Referência Especializados de Assistência Social) de Taboão trabalham em parceria com organizações da sociedade civil para ampliar a cobertura dos atendimentos, especialmente a idosos e pessoas com deficiência.

“Nossas propostas para a Assistência Social incluem a implantação de um CRAS para a região do Parque Pinheiros, a criação de um novo CREAS, intensificar ainda mais os atendimentos a idosos com a criação da Creche do Vovô e da Vovó e pessoas com deficiência, e um programa de qualificação profissional para adolescentes com baixa escolaridade”, afirmou Pedro Soares.